Plano de Ensino
‘
FACULDADES CATHEDRAL DE ENSINO SUPERIOR
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANO DE CURSO
Identificação
Disciplina: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO |
Professor(a): Vilmar Antonio da Silva |
Carga Horária
Horas/aula semanal: 02 Horas Horas/aula semestral: 36 Horas |
Objetivo Geral
Compreender os processos e os procedimentos metodológicos básicos necessários à produção de trabalhos técnicos e científicos de acordo com as normas vigentes. |
Ementa
CONCEITOS FUNDAMENTAIS; PESQUISA CIENTÍFICA; PRODUÇÃO DE TEXTOS E TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS; NORMAS DA ABNT.
|
Conteúdo Programático
UNIDADE I – CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1. Métodos. 2. Técnicas. 3. Modalidade de pesquisa.
UNIDADE II – PESQUISA CIENTÍFICA 1. Conceito. 2. Campo de aplicação da pesquisa. 3. Fases / Etapas. 4. Ética na pesquisa. 5. Tipologia da pesquisa.
UNIDADE III – PRODUÇÃO DE TEXTOS E TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICO 1. Fichamento. 2. Paper. 3. Resumo. 4. Resenha. 5. Esquema. 6. Comunicação científica. 7. Ensaio científico. 8. Relatório de pesquisa.
UNIDADE II – NORMAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)
|
Metodologia
As aulas serão ministradas através de exposições orais, palestradas, atividades de pesquisa em grupo e individuais, atividades de dinâmicas de grupo, aulas em sala de aula e fora de sala, pesquisas de campo, e demais métodos de ensino eventualmente adequado. Serão utilizadas aulas expositivas, utilizando-se de quadro negro-branco, projetor data-show, apresentações de trabalhos em grupo, discussões orientadas em sala de aula, seminários e atividades semi-presenciais utilizando-se os recursos de internet, através do site da Faculdade e-ou outros meios disponíveis. |
Avaliação (Instrumentos e/ou Procedimentos)
A avaliação terá um caráter holístico, visando uma análise teleológica de comportamento e de aprendizagem do acadêmico. As provas serão com ou sem consulta, individuais e em duplas, abrangendo os conteúdos explanados até o momento da avaliação específica. Trabalhos serão realizados em grupo ou individualmente, considerando-se a maturidade acadêmica do aluno, buscando-se o aprendizado e o domínio das práticas de pesquisa científica e acadêmica. A avaliação final do aluno levará em consideração seu desempenho durante todo o semestre, ressaltando-se a dedicação, assiduidade, colaboração com a turma e desempenho teórico-prático nos trabalhos e provas.
As médias bimestrais terão como base de cálculo a seguinte fórmula: NOTA 1 (atividade intermediária, com pontuação máxima de 9,0 pontos) + NOTA 2 (prova oficial bimestral, com pontuação máxima de 9,0 pontos) + NOTA 3 (presenças às aulas, calculando-se da seguinte forma) 2,0 pontos para 100% de presença; 1,8 ponto para 90% a 99% de presença; 1,6 ponto para 80% a 89% de presença; 1,4 ponto para 70% a 79% de presença; 1,2 ponto para 60% a 69% de presença; 1,0 ponto para 50% a 59% de presença; 0,8 ponto para 40% a 49% de presença; 0,6 ponto para 30% a 39% de presença; 0,4 ponto para 20% a 29% de presença; 0,2 ponto para 10% a 19% de presença; 0,0 ponto para 0% a 0,9% de presença
|
Bibliografia
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed.São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006. ISBN 85 760-5047-5.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. Ed. São Paulo: Atlas,2007. ISBN 85 224–4015-5.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. ISBN 85 249-1311-8. |
Bibliografia Complementar
CARVALHO, Maria Cecília M. de. Construindo saber: Metodologia científica: fundamentos e técnicas. 22. ed. Campinas-SP:Papirus,2010.
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007. BARROS, Aidil Jesus da Silveira. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Person Education, 2007.
|